sábado, 6 de fevereiro de 2010

PREFEITURA DE LAGARTO, PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE E UFS COMEMORAM ANO DALTRO


A Prefeitura Municipal de Lagarto, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e a Universidade Federal de Sergipe, inicia a partir do dia 02 de fevereiro, com Missa Solene no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, as atividades relativas ao Ano Daltro, que marca o Centenário de Falecimento do Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro(1910-2010). Uma comissão organizadora composta por autoridades, artistas e intelectuais locais, a exemplo do Prof. Msc. Claudefranklin Monteiro Santos (DHI-UFS), Prof. Assuero Cardoso Barbosa (Teatro Cobras e Lagarto), Profª Mariana Emanuelle Barreto Gois (SEMED) e o Bel. Ismar dos Santos Viana (Secretário de Administração de Lagarto), elaborou uma fasta programação que segue até o mês de dezembro, com destaque para a inauguração do Memorial Daltro e a outorga da comenda que leva o nome do homenageado.
Segundo o Prof. Msc. Claudefranklin Monteiro (DHI-UFS), Coordenador dos trabalhos, não se trata de festejar o falecimento de Daltro, mas de aproveitar a ocasião do centenário e lembrar o homem Daltro. Para o professor do Departamento de História da UFS, Daltro mudou completamente as feições de Vila Sertaneja de Lagarto (usando a expressão de Sílvio Romero) para uma Vila pujante e com ares de desenvolvimento. Natural de Simão Dias, com passagens por Riachão do Dantas, Estância e Salvador, Daltro foi Pároco de Lagarto por 36 anos (1874-1910). Nesse período, afirma Claudefranklin, participou do processo de abolição da escravatura na região, imprimiu o que seria hoje uma espécie de reforma agrária, tornou-se o primeiro chefe político de Lagarto na era republicana, participou ativamente da elevação da Vila à condição de Cidade em 1880, ampliou e reformou o atual Santuário de Nossa Senhora da Piedade, estimulou a cultura popular através da Festa de São Benedito (embora tivesse combatido Antônio Conselheiro) foi responsável por uma série de obras estruturais como o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Cemitério Senhor do Bomfim, garantindo o respeito de pessoas importantes da História do Brasil, a exemplo da Princesa Isabel que o condecorou com uma Comenda Imperial, pelos valiosos serviços prestados à Cristandade e à causa da libertação de cativos negros na região.
Por essas e outras razões, o Prefeito Valmir Monteiro, sensível com as causas culturais da cidade, tem se empenhado incansavelmente no sentido de imprimir uma ação mais duradora de valorização da cultura lagartense. O mesmo se considera agraciado por administrar Lagarto no ano em que uma série de comemorações reforça a identidade de seus munícipes, a exemplo dos 130 Anos de Elevação de Lagarto à condição de Cidade, a ser celebrado no mês de abril.

FONTE: Secom – Prefeitura de Lagarto

Nenhum comentário: