segunda-feira, 14 de julho de 2008

Laços de Família


Quando os caminhos se cruzam e as estradas se encontram, novos horizontes são gerados. Então os nortes da vida se fundem numa só coordenada: o amor ao próximo pela medicina. Essa tem sido a tônica do casal Valdson e Lucimar nos últimos 30 anos.
Numa época em que a Engenharia e a Medicina eram as carreiras cobiçadas pelas famílias brasileiras, em especial as nordestinas, a opção foi aquela que melhor atendeu ao perfil humanitário do pernambucano Valdson Brandão e da baiana Lucimar Macedo: a ciência hipocrática da Antiga Grécia.
Interno no Jackson de Figueiredo, na cidade de Aracaju, com rápida passagem pela Marinha como Tenente, Valdson ao longo de sua formação acadêmica absorveu o jeito interiorano de ser e de viver, embora natural do Recife. Homem simples, de aspecto pacato e tímido, logo cedo despertou amor pela pediatria. Entre os feitos de sua carreira, merece destaque o fato de se notabilizar pediatra numa época em que Lagarto tinha sumidades como Dr. Davi (saudosa memória) e Dr. Amândio, o que atesta a sua competência na área, ainda que lhe pese a sua discrição e reserva pessoal.
Baiana de Juazeiro, filha de comerciante e de funcionário público federal (daí a postura gerencial e dinâmica de tocar a vida e a profissão), Lucimar confessa que a opção pela ciência médica se deu por vocação, embora nutra até hoje uma queda inveterada pelo turismo. Focou, desde o início, a sua carreira para a imagem, tornando-se uma expert na área de ultrassonografia e equivalentes, tendo sido pioneira na cidade de Lagarto nos anos 80.
Inicialmente amigos e confidentes, os corações do conceituado casal de médicos de nossa pujante Lagarto resolvem fazer um pacto no quarto ano de Medicina, quando eram estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, selando para todo o sempre uma trajetória de muitas idas e vindas, milhares de quilômetros rodados e inumeráveis horas de consultas.
A chegada a Lagarto foi resultado de uma dessas coisas místicas que acontecem na vida das pessoas. Tendo prestado serviços no Estado do Piauí, resolvem fazer um tour por algumas cidades do Brasil a fim de planejarem sua nova estada residencial e profissional. Lagarto sequer estava nos planos do casal, quando resolvem visitar uma amiga cuja família era da cidade de Paulistana (PI): a Profª Pró. Encantados com desenvolvimento deixado pelo ex-prefeito Artur de Oliveira Reis (mais tarde parceiros no Hospital Nossa Senhora da Conceição), por volta de 1988, resolvem ficar e renderem-se aos encantos mágicos da água da Bica e da iguaria maniçoba. Casados desde 1981, Valdson e Lucimar são pais do arquiteto Diego Macedo Brandão e do estudante de Biomedicina Igor Macedo Brandão, curiosamente nascidos na mesma data, com exato um ano de diferença de um para o outro.
Embora levassem uma vida toda direcionada para a profissão, não faltou tempo para o saudável ambiente caseiro, ninho da existência humana e afago da alma. Aspectos que nortearam a realização de um sonho a muito acalentado: a Clínica Unimagem. Após dezesseis anos inquilinos de um imóvel comercial do Sr. José Corrêa Sobrinho e quatro anos no Centro Médico José Vieira Filho, o casal resolve finalmente firmar uma identidade própria.
Inaugurada no último dia 04 de julho do corrente ano, a Unimagem, localizada na tradicional Av. Zacarias Júnior, 723, já desponta como um novo conceito de clínica médica: o lar consultório. Com um layout diferenciado (resultado da parceria Diego Macedo Brandão e Eudemar Trindade e do toque feminino refinado de Neila Machado de Almeida, da Pedagoga Valéria e da Sra. Luciana Macedo), o ambiente é totalmente convidativo e aconchegante, ofuscando aquele aspecto frio e até desumano de espaços médicos, típicos e predominantes até então.
O cerimonial contou com a participação de exímios representantes da terra, a exemplo da ex- Deputada Goretti Reis, Dr. Ismar Filho, Irmã Bernadete, entre outros. Abençoada pelo Padre Pedro Vidal, a Unimagem vem coroar e firmar laços de família há muito tecidos, agora muito mais do quê atados, enlaces de entes que se fundem e se harmonizam no afã de servir ao outro e de contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da gente do Lagarto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Claudefranklin,

Gostaria de parabenizá-lo pela matéria,ficou realmente excelente. Sei que como filho do casal sou meio suspeito para fazer qualquer comentário,mas não poderia deixar de demonstrar minha satisfação.

Abraços,

Igor Brandão - igor_fla@hotmail.com