quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MANIÇOBA EM LAGARTO

Há anos a Maniçoba, prato que tem como base a folha da mandioca, é apresentada como comida típica, genuinamente lagartense. Embora não haja ainda muitos indícios comprobatórios, estudos recentes demonstram que a deliciosa iguaria de origem indígena, teria chagado a Lagarto por volta do final do século XIX, certamente vinda da região norte do país, de modo particular do Estado do Pará (origem) ou da Região de Feira de Santana-BA, Recôncavo Baiano.
Essa incógnita da vinda da Maniçoba para Lagarto tem despertado a curiosidade dos estudiosos, especialmente na área de história. A julgar pelo que já foi escrito sobre a História de Lagarto, o prato naturalizou-se lagartense por importação, certamente no comércio interprovincial de escravos ou até mesmo de uma iniciativa particular.
Theodureto Archanjo, atuante médico e engajado com a causa republicana, nascido em Lagarto, no dia 16 de setembro de 1886, foi um dos poucos a deixar um estudo formal sobre a Cultura da maniçoba, em 1899, a pedido do Sr. Martinho Garcez. O acesso à obra poderá ajudar os pesquisadores no sentido de sistematizar um histórico dessa importante iguaria lagartense por adoção.

Em atendimento a aluna Patrícia Regina - Turismo - Faculdade de Sergipe(FASE)
Colaboração: Floriano Fonseca (História - FJAV)

Nenhum comentário: